1 - Antes de Embarcar - De posse dos documentos necessários para viajar, consciente de que suas bagagens atendem as regras de peso/dimensões, não deixe de confirmar que está levando vouchers e roteiro da viagem. Leia, confira o roteiro e vouchers em seu poder, a fim de se evitar imprevistos; e contate seu agente de viagem para eventuais correções necessárias.
Não deixe de conferir sua passagem aérea, que deve conter o sobrenome do seu documento (RG ou Passaporte), bem como confirme com quanto tempo de antecedência você deverá estar no Aeroporto ou no Porto.
Importante lembrar das particularidades das Vacinas previstas no item Informativo do nosso site, em virtude do Viajante precisar ter consciência de que pode adoecer a qualquer instante; o que fortalece a sua decisão formalizar o Seguro Viagem (Ver Serviços no nosso site). Como a gente sabe que doenças podem ser evitadas, o importante é pensar em viajar, com tranquilidade, para curtir com muita intensidade todos os programas planejados.
2 - Durante a Viagem - Este item tem o propósito de alertar os viajantes para riscos que ele corre em duas situações. A primeira, são para quando ele está fazendo turismo, usufruindo de tudo que tem direito; e a segunda situação é para ele, viajante, quando contrai alguma doença mais ou menos séria.
2.1) Riscos do Turista - Por mais que se sinta cidadão do mundo, é fácil perceber o viajante turista; e por isso é recomendado desconfiar de quaisquer abordagens, porque geralmente elas são os primeiros passos para se aplicar algum golpe.
A maioria dos brasileiros acredita que o Brasil é o mais inseguro, e acreditam que qualquer país do mundo é mais seguro que o Brasil; mas na verdade existem bandidos no mundo inteiro. Por isso é recomendado manter o dinheiro, documentos, celular, acessórios e equipamentos, longe dos olhos de desconhecidos mesmo que não suspeitos (que é o que o brasileiro faz no Brasil).
Saber para onde está se dirigindo para participar de atrações (por planejar previamente seus passeios), evitando consultar estranhos, é excelente benefício extra à sua viagem.
A imagem do Brasil é construída pelos turistas que visitam o exterior; por isso é fundamental o viajante deixar, pela sua seriedade e postura, a boa impressão que o Brasil merece!
2.2) Riscos de Doença - Os viajantes, abruptamente expostos a mudanças de clima, impactos com fuso horário, contato com diferentes culturas, raças, etnias, mudar a alimentação, mudar a água, etc, tendem a abalar padrões fisiológicos, inclusive padrões sanitários, que podem desencadear mal estar generalizado, com destaque à famosa “diarréia do viajante” que atinge cerca de 80% dos viajantes (principalmente pelos alimentos e água devido a fungos e parasitas).
Ao viajante é recomendado, para evitar a doença:
a) Evitar alimentos duvidosos;
b) Evitar água não filtrada (torneiras),
c) Se manter hidratado com água filtrada e muita fruta,
d) Usar repelente (evitar picadas).
Esses "abalos" no organismo, também podem originar doenças respiratórias de elevado risco aos viajantes. Há casos onde viajantes podem transmitir doenças diversas (ex:sarampo, influenza, varicela, meningite, tuberculose) a passageiros não vacinados. Atente para item Informativo, subitem Vacina, no nosso site.
Em hipótese alguma viaje se estiver doente ou com suspeita. Se sentir algum sintoma dessas doenças (dentro da aeronave, embarcação, ou veículo terrestre) procure um tripulante para que serem acionados apoios e autoridades sanitárias. Fonte: ANVISA
3 - Fim da Viagem - No retorno, caso apresente sintoma (ex.: tonturas, vômitos, oscilações de pressão, febre, dor de cabeça, etc), é recomendado procurar um médico ou o serviço de saúde, informando locais visitados, inclusive escalas e conexões, a fim dos profissionais de saúde notificarem, ou não, a autoridade competente no caso de doenças e agravos da saúde pública internacional.